quarta-feira, 27 de março de 2013

O namoro de um jovem cristão

                                 
Qual o propósito do namoro?

Porque quero namorar?

Pretendo me casar?

Deveríamos nos fazer essas perguntas antes de iniciarmos um namoro. Há pessoas, principalmente muitos adolescentes que namoram apenas por namorar, pois não sabem para que serve o namoro e nem o propósito do namoro.

O namoro de um jovem cristão é completamente diferente do namoro de um jovem do mundo. O cristão deve tomar muito cuidado com certas coisas no namoro para não acabar caindo em tentação, pois sabemos que a carne é fraca.

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41).

Infelizmente não são poucos o número de jovens cristãos que não estão nem aí para os princípios bíblicos e namoram de uma forma totalmente desordenada. Não ouvem os conselhos do pais, agem como se já soubessem de tudo.
Devemos tomar muito cuidado com isso, e sempre guardar os conselhos dos nossos pais, pois eles são muito mais experientes e maduros e quer sempre o nosso bem.

Cristão namora com cristão. Nada de jugo desigual. Se você é cristão e namora uma pessoa que não é cristã, fique sabendo que está em pecado. A Bíblia diz claramente:

''Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?'' (2Coríntios 6:12).

Luz e trevas não combinam. Ovelha não namora com gato. Sabe disso né?

O namoro deveria ser para pessoas maduras. Mas hoje em dia, em qualquer esquina, em qualquer praça, vemos crianças namorando crianças, e tendo como fruto, mais crianças.

Deve-se priorizar a santidade e a pureza no namoro, tendo um namoro santo e guiado por Deus. Muitos não querem que Deus interfira em seu relacionamento, querem namorar sem serem perturbados e ainda escrevem na testa ''não perturbe''.


É claro que se você não quiser que Deus  interfira em seu relacionamento ele não irá interferir, pois ele te deu o livre arbítrio, e você faz o que você quiser, só que, se dê algo errado, ou se você, depois de ter casado perceber que fez besteira, não coloque a culpa em Deus. 

O namoro é a fase onde um conhece o outro, tem que ter muita conversa, mas infelizmente, milhares jovens na atualidade estão invertendo tudo, estão fazendo no namoro o que é para ser feito no casamento. 
Após o período de namoro vem o noivado, onde você poderá avaliar se é isso mesmo que quer, e finalmente, quando ambos estão convictos do amor que um tem pelo outro, segue o casamento. 

Finalizando, permita que Deus te guie em tudo. Permita que ele te oriente. Não vá pela cabeça de ninguém. Não namore só porque sua amiga ou amigo está namorando. Se você não tem a intenção de casar, não namore, pois namoro é coisa séria!

E se você já está namorando ou pretende namorar, siga os princípios bíblicos. Não namore como o mundo. Faça a diferença. Busque sempre a orientação de Deus. Guarde o conselho dos seus pais. Vigie bastante. Fuja das tentações.

Priscila

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aprendendo com os jovens da Bíblia: Davi

 Como eu já mencionei neste Post (leia se ainda não leu!), nós jovens, temos muitíssimo o que aprender com cada um dos jovens da Bíblia, pois cada um deles nos deixa um exemplo diferente. O que temos de fazer é imitá-los e procurar seguir o exemplo de cada um deles.
Falarei hoje sobre Davi. É uma história bem famosa, e tenho certeza que todos vocês a conhecem. Mas mesmo que seja uma história conhecida, toda vez que a estudamos, aprendemos coisas novas, e Deus sempre nos fala de uma maneira  diferente; por isso, vale a pena ler!

Davi desde pequeno cultivou um coração temente a Deus; não deixou de amá-Lo e nem o culpou por ser um esquecido pastor de ovelhas. Davi não podia sentar-se à mesa com seu pai e seus irmãos, que eram soldados do rei Saul, para fazer uma refeição. 
Enquanto seu pai Jessé, e seus irmãos não se importavam com ele, Deus lá do céu o contemplava, e tinha grandes obras a realizar na vida daquele jovenzinho.
Deus falou ao profeta Samuel (aprendemos com ele aqui) que fosse até Belém ungir um novo rei para Israel, pois o rei Saul era desobediente e não se interessava em dar ouvidos à voz de Deus. E por esse motivo e outros, Deus o rejeitou e queria arrancá-lo do trono.
O escolhido para reinar no lugar de Saul, quem foi? Davi! Só que ele não começou a reinar de imediato, até que ele ocupasse o lugar de Saul levou vários anos. E durante esses vários anos de espera ele aprendeu muitas coisas com o Senhor.
Saul não gostou nadinha quando soube que Davi seria rei em seu lugar; ele até conspirou contra sua vida. Davi foi perseguido por seus inimigos e por muitas vezes teve de se esconder em cavernas; mas mesmo assim, Ele encontrou forças em Deus para prosseguir, confiou e não desistiu. Foram nos momentos de aflição e tristeza que ele criou alguns Salmos.

Podemos até ser pequeninos, irreconhecíveis e esquecidos por nossos amigos, irmãos, familiares ou até mesmo na igreja que congregamos. Talvez as pessoas à nossa volta podem não nos considerar; mas mesmo que as pessoas mais próximas não dê nada por nós, sabemos que Deus dá.
Aprenda com Davi a cultivar um coração puro, humilde, sincero, reto e principalmente temente a Deus.
A Bíblia diz que Ele foi um homem segundo o coração de Deus
''...Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração,que fará toda a minha vontade''. (Atos13:22)

Se você é um jovem ou uma jovem que teme a Deus como Davi, e que busca sempre fazer o bem, saiba que Deus tem grandes coisas a realizam em sua vida. Deus tem compromisso com aqueles que tem compromisso com ele. Se você é dedicado na obra de Deus, foge do mal, e busca ser segundo o coração de dEle, então, não se preocupe com nada, continue firme e forte no Senhor, assim como Davi.

- Priscila Gomes

sexta-feira, 22 de março de 2013

Não se deixe ser levado

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 

Efésios 6:13

        Você já deve ter reparado que tudo está mudando tão rápido, não é verdade?  Alguns valores da sociedade tem se depravado tanto que temos que tomar cuidado e não achar que essa desordem toda que temos visto ultimamente é algo normal para um cristão.

Algumas coisas que quero destacar aqui hoje. Se você é um cristão de verdade, sabe que você possui algumas coisas que jamais deve mudar. 

Como:
- O Nosso caráter que foi transformado à medida que caminhamos com o Senhor Jesus.
- A nossa fé que nos foi dada para vencer todo o mal.
- Nossa esperança de que um dia o Salvador virá nos buscar.
- A nossa integridade, que deve ser incorruptível.
- A Santidade.
- O ódio pelo pecado, e o Amor pelo nosso próximo.
- A nossa constante vigilância oração.
- E com certeza, as Sagradas Escrituras que são a nossa regra de fé.

Eu poderia citar mais alguns outros itens, mas vamos nos atentar a esses que considero os de maior importância.

Pessoal, não vamos vender o que nos foi dado de graça.

Mostre com seu testemunho de vida quem você é, para que o mundo possa ver em nós a luz que alumia toda a escuridão. E através do seu testemunho muitos venham a reconhecer que também necessitam desta graça.

Tudo esta mudando eu concordo plenamente. Mas permaneça onde Jesus quer que você esteja. Eu sei que nunca esteve tão difícil. Mas “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10.


Em especial você jovem,não “despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12

Em Cristo Jesus.
Tiago Santos

quinta-feira, 21 de março de 2013

Não deixe de estudar a Bíblia

 Estudar a palavra de Deus é tão importante quanto estudar letras, matemática, física, etc, em uma faculdade. Infelizmente muitos jovens cristãos, não só os jovens, não tem dado muita importância em estudar a palavra de Deus. E assim, como todos aqueles que não estudam, não adquirem o conhecimento. Quanto mais estudamos a Bíblia, mais conhecemos a Deus, e mais comunhão com ele desejaremos ter.  

E além de ser liberto pela palavra de Deus, ela te mostrará e ensinará a andar pelo caminho que conduz ao céu. Quanto mais você se dedica em estuda-la, mais conhecimento e sabedoria terá. Terá sabedoria para falar, exortar, aconselhar, consolar... mas isso só terás se estudá-la.

Sempre que você puder, separe umas horinhas para ler, meditar e estudar a Bíblia. Existe tantos falsos profetas infiltrados nas igrejas, fazendo sopa da palavra de Deus, misturando verdade com mentira, e se você não lê nem ao menos um versículo ou capítulo, como saberá apontar os falsos profetas? Vai ficar confuso!

Se você quer conhecer mais a Deus, se almeja por uma comunhão maior com ele ou se você sonha em pregar a palavra de Deus ou ensinar, estude, estude, bastante! Faça a sua parte que Deus fará a dele!

Você nunca será confundido se estudar a Bíblia. Também aprenderá a verdade. Não será engado pelos falsos profetas. Se sentirá alimentado, forte, e muito mais!

<3 Pri <3

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Livro dos Mártires



Eu não costumo dar dicas de livros aqui no blog, e neste post não é o que eu pretendo fazer, quero apenas comentar sobre este livro, que eu já li uma vez, e estou relendo novamente. Ele não era meu quando eu o li pela primeira vez, só que há uns dias atrás eu ganhei ele de presente de aniversário de uma senhora lá da igreja onde congrego, ganhei ele muito adiantado, pois só faço aniverssário  em maio, rs. (= 

Este livro é um pouco pesado quanto ao seu conteúdo, pois nele é descrito as várias formas de martírio que os cristãos antigamente sofreram. É chocante o modo como muitos cristãos sofreram no passado. Eles morreram dos modos mais cruéis e absurdos que uma mente poderia imaginar. 

Os imperadores e carrascos daquelas épocas inventavam vários tipos de torturas e castigos para serem aplicados àqueles que se declaravam ''cristãos''. Todos os que negavam a sacrificar aos deuses dos tiranos pagãos eram condenados à tortura e à morte.

Neste livro conta como se deu as primeiras perseguições aos cristãos no passado. Narra o modo como cada discípulo de Cristo morreu, e também a forma como outros cristãos morreram, por serem acusados de hereges e por não se converterem ao catolicismo. 

O livro é antigo, mas mesmo assim não deixa de ser interessante.
Àqueles cristãos sofreram muito nas mãos de vários imperadores, e dos soldados, que não perdoavam jovens, adultos, homens, mulheres e crianças, até mesmo os bebes recém-nascidos eram vítimas das crueldades daqueles desalmados. 

Hoje nós temos plena liberdade para pregar o evangelho, sem corrermos o risco de sermos perseguidos e mortos. A liberdade e a facilidade que temos hoje, eles não tinham. Mas mesmo não tendo nenhuma liberdade, eles não deixaram de pregar o evangelho, e através deles, muitos dos carrascos se converteram ao cristianismo, só por verem a coragem no rosto deles ao serem mortos, e muitos morreram louvando a Deus.

''Oh, infeliz, para que comprar um momento de alívio à custa de uma eternidade de misérias?!'' pg 18.

Esta frase foi de uma jovem cristã de apenas dezesseis anos, que viu um protestante ser torturado, e ele por não aguentar tanto sofrimento retratou-se. Após a jovem proferir a frase , descobriram que ela também era cristã, e foi decapitada.


''Perseguir por diferenças de opinião é tão absurdo quanto odiar por se ter um rosto feio'' pg. 69

É isso aí!

terça-feira, 19 de março de 2013

Aprendendo com os jovens da Bíblia : Samuel

Temos muito o que aprender com os jovens da Bíblia. Cada um deles foram chamados por Deus para fazer a diferença em suas gerações.
São jovens que dedicaram inteiramente suas vidas a Deus e viveram para fazer a perfeita vontade dEle. Enfrentaram todos os tipos de perigos, tentações e adversidades com coragem admirável, e saíram vitoriosos em várias batalhas.
Samuel foi escolhido desde pequeno, desde o ventre de Ana, sua mãe, para ser juíz, profeta e sacerdote de Israel, enquanto Eli não conseguia disciplinar seus próprios, filhos Hofni e Finéias, que eram sacerdotes, e faziam coisas abomináveis perante o Senhor, e até mesmo se prostituiam com mulheres na porta do templo, que absurdo, que abominação! 
 ''Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro''. (1Samuel 2:22).

Enquanto os filhos de Eli faziam coisas abomináveis e desprezavam as leis do Senhor, Samuel ia crescendo e fazendo a vontade de Deus. Mas o jovem Samuel ainda não conhecia a Deus, porque a Sua palavra ainda não lhe tinha sido revelada/manifestada.
''Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR''. (1Samuel 3:7).

Quando Deus chamou Samuel pela primeira vez, ele não reconheceu a Sua voz, e pensou que era Eli quem o chamava. Deus chamou ele por três vezes, e em todas as vezes ele pensou que quem o chamava era Eli. Na terceira vez, Eli reconheceu que quem chamava o jovem era Deus, e disse que se ele ouvisse novamente a voz era para ele dizer: ''fala que o teu servo ouve''. E foi o que ele fez.
Deus havia revelado a Samuel que iria cumprir o que já tinha falado para Eli. Depois de um tempo ,todo o povo de Israel ficou sabendo o que tinha acontecido, e passaram a considerar Samuel como um profeta.

A palavra de Deus era de extrema importância no tempo de Samuel, pois naquele época não havia visões manifestas e nem revelações. Hoje as pessoas não dão a mínima importância a palavra de Deus, a Bíblia; ignoram os mandamentos do Senhor e fazem tudo o que ela diz pra não fazer.
Samuel aprendeu a ouvir a voz de Deus. E é o que nós temos de fazer também, aprender a discernir a voz do Senhor. É claro que não ouviremos a voz de Deus audivelmente em nossos ouvidos, pois ele falará aos nossos corações e na nossa mente. Lembre-se que quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco, se você deseja ouvir a Deus em um tom audível, leia as escrituras em voz alta, como diz o rv. Augustus Nicodemus.
Enfim, estude a vida de Samuel, busque seguir o exemplo dele. Permita que Deus conduza a sua vida assim como conduziu a vida de Samuel.

-Priscila Gomes

segunda-feira, 11 de março de 2013

Não troque sua Herança!




Queria conversar com vocês sobre um tema muito relevante pra todos nós cristãos.

Vamos falar hoje sobre "HERANÇA".

Foi essa palavra que Deus falou profundamente comigo.


Antes de tudo vamos descobrir o que é de fato uma herança.


Segundo o dicionário herança é um bem, direito, um legado, uma sucessão ou um patrimônio que pode ser recebido dos pais.


Vamos então ver o que a herança tem  a ver com esse post de hoje.


Houve um homem na qual a bíblia relata, chamado Nabote.

Nabote era um homem que havia recebido um presente de seus pais de muito valor pessoal para ele, Nabote havia ganho uma vinha(plantação de uvas). Era uma das coisas mais importantes que ele tinha, pois era uma herança na qual seus pais haviam deixado para que ele administrasse e tomasse conta. Veja o versículo:


E sucedeu depois destas coisas que, Nabote o Jizreelita, tinha uma vinha junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, rei de Israel.  1 REIS 21: 1


Deus também tem nos dado uma herança, e essa é algo que durará por toda eternidade. 

Mas, infelizmente alguns daqueles que tem recebido esta herança chamada de Salvação, tem preferido troca-la por algo muito banal.


Quantos cristãos dizem: 


"Não da pra viver neste mundo sem deixar de fazer isso ou aquilo...."

"Ahh! a carne é fraca mesmo...."

"Eu vou beber um pouquinho não vai me fazer mal...Afinal todo mundo está bebendo..."

"Se eu dar uma saidinha escondido não vai ter problemas...é só essa vez mesmo..."


Será que não tem trocado a sua por algo momentâneo também? O Pecado parece num primeiro momento tentador, mas o final dele vemos que gera a morte.


Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20


Nabote então foi tentado pelo rei Acabe a vender sua herança, ou até mesmo trocar por uma outra vinha maior e melhor. 

Algo tentador não??

Mas Ele com toda firmeza disse que "NÃOOO!!". Poque era uma herança de seus pais.


O mundo tentará te oferecer mil e uma outras formas de trocar ou vender sua "vinha". Mas seja zeloso, e cuide daquilo que é único, mesmo que tenha que morrer por isso. 

Seja cuidadoso com a sua herança,e a guarde com todas as suas forças....


Nabote foi morto por não vender ou trocar sua vinha, mas seus princípios jamais puderam ser corrompidos.


Seja você assim também, não deixe que o mundo tome de você o que recebeu de mais importante, a sua Salvação em Cristo Jesus.


Que Deus te abençoe.


Tiago Santos

quinta-feira, 7 de março de 2013

O exemplo das formigas



Quem é que nunca parou para olhar uma formiguinha trabalhando, ela lá na filinha carregando sua folhinha? Ela não perde tempo, trabalha sem descansar durante todo o verão para garantir o seu alimento no inverno.

“As formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida”. (Provérbios 30:25).

Ela é tão pequena, tão frágil, tão vulnerável aos humanos e até à outros insetos... mas isso não a impede de trabalhar duro! Preguiça com ela não tem vez; enquanto tem muitas pessoas preguiçosas, a formiguinha está lá, dando duro, para que no verão possa ter o que comer!

"Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Provérbios 6:6-9

As formiguinhas sempre trabalham em conjunto, todas juntinhas, pois elas sabem das suas fraquezas e limitações...

Tem muita gente que prefere sentar no sofá pôr os pés para cima e pensar que todas as coisas irão cair do céu. Seja sábio, não pense assim! Na verdade, as formigas são muito mais organizadas do que muito seres humanos.

Não seja um preguiçoso, siga o exemplo da formiga.. 

A folha pode até ser grande e pesada para ela, mas mesmo assim ela encontra forças para carregá-la, siga o exemplo dela, não olhe para o tamanho da sua dificuldade!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Olá Sou Tiago Santos!



Oláaaa Pessoal que curte o Blog "Cantinho dos Evangélicos", como estão?? Espero que bem.
Vocês devem estar pensando quem é esse cara ai...hehe


Bom...Meu nome é Tiago Santos e a partir de agora serei mais colaborador deste blog, e estarei publicando aqui alguns artigos e postagens que espero sejam edificantes para todos nós cristãos.

Eu e Priscila estamos unindo nossos blogs para publicarmos juntos. =)

Mas antes deixa eu me apresentar neah! hehe!

Meu nome é Tiago tenho 23 anos, cristão,(Congrego na Assembleia de Deus..hehe) e sou do interior de SP. 

Assim como a Priscila tenho um blog e gostaria muitíssimo que todos vocês entrassem e conhecessem o "PORTA DE AMOR." Ficaria muito feliz e grato se vocês entrassem, deixassem seus comentários e sugestões. Feliz mesmo!! \o/

Aqueles que quiserem me conhecer mais vou deixar a minha página de acesso aqui para vocês.

Um Grande abraço e fiquem na Paz.


Tiago Santos
Facebook


domingo, 3 de março de 2013

Portador de más notícias


Ele era apenas um menino tímido que não sabia falar, mas que foi chamado por Deus desde o ventre de sua mãe para ser o ''portador de más notícias'' para um povo. Jeremias pregou para um povo cego e surdo, espiritualmente falando.
“Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.”(Jr 5:21).

Tinham olhos mas não enxergavam e ouvidos mas não ouviam! Não foi fácil o ministério de Jeremias como profeta, Deus o avisou que não seria fácil. Ele foi odiado pelos povos e até mesmo por sua família, pois as mensagens dele eram sempre duras. Imagine Jeremias pregando para o povo o que Deus havia ordenado, e eles passando por Jeremias como se ele fosse um homem invisível... imaginou? Era isso mesmo o que acontecia, eles não davam ouvidos a voz de Deus; eles sabiam que Jeremias estava certo, só que não davam o braço a torcer.

Jeremias sofreu bastante e até ficou conhecido como o ''profeta das lágrimas''. O profeta até tentou interceder a Deus pelo povo, mas veja o que Deus disse:
"Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei" (Jr 7.16.). Leia o restante dos versículos e ficará claro o porquê Deus não ouviu a oração do profeta.
É assim mesmo. Em nosso ministério enfrentaremos oposições e perseguições, e corremos o risco de sermos odiados e desprezados, assim como foi com Jeremias, mas não devemos recuar. Se foi Deus que nos mandou ir, então vamos, não importa o que enfrentaremos, Deus estará conosco.
Devemos abrir a nossa boca e pregar as verdades do Evangelho, e não o que o povo deseja ouvir, mas sim o que Deus nos manda falar, a Sua palavra, pura, verdadeira, santa e imaculada.
Não se importe com o  que vão achar de você, o que importa é obedecer a Deus. Não vale massagear o ego de ninguém, se Deus mandou tocar na ferida, então toque sem medo.

-Priscila Gomes

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cansada de esperar?

Ás vezes pode parecer meio complicado esperar, mas é sempre bom esperar no Senhor. Namoro não é brincadeira e nem um ''passa tempo''. Há muitas meninas carentes por aí que entregam o seu coração a qualquer um e acabam saindo com ele despedaçado.

Afinal de contas  não é tão ruim esperar, pois quanto mais tempo esperamos, melhor será o presente. Entenda que Deus não trabalha apressadamente, ao contrário, ele trabalha calmamente, somos nós que não temos a paciência de esperar! Deus sempre nos dará o melhor, não importa quanto tempo levará, temos que aprender a esperar com paciência.

Não adianta se desesperar, chorar, espernear e querer apressar a Deus, pois isso não ajuda em nada. Deus tem o tempo dEle e temos que aceitar, Ele não fará nada no nosso tempo se não for a vontade dEle. Tenha sempre em mente que namoro é coisa séria, e não é para crianças e sim para pessoas maduras. Por que você quer namorar se não tem em vista o casamento?

É importante sim esperar em Deus, Ele está preparando a pessoa ideal para você. Sendo assim, não canse de esperar, e enquanto você espera, aproveite para buscar ao Senhor por sua vida espiritual. Mesmo não conhecendo a pessoa com quem irá namorar e casar, ore por ele/a, e também peça a Deus mais maturidade e sabedoria. Busque você ser a pessoa certa. Se você está na espera continue a esperar, confiando sempre na Soberania de Deus.

''Quando Deus souber que você está pronto para a responsabilidade do compromisso, Ele lhe revelará a pessoa certa sob a circunstância certa'' 
(Joshua Harris)

Priscila Gomes